segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Edição # 70

Desde já pedindo desculpas pelo programa ter ido ao ar MONO! Por algum motivo, depois da troca do computador do estúdio da Aperipê FM, me toquei que o estudio estava 'surdo' do ouvido esquerdo (o popular L), e para não piorar a situação, foi decidido transmitir em mono para que os elementos do canal esquerdo não fossem obliterados das obras apresentadas no referido programa.
Segue a baixo o tracklist do programa.

Radiohead - Fitter Happier
Jonny Greenwood - Popcorn Superhet Receiver
Alexandre Fenerich - Viagem Insolita (Viagem sob paredes de ferro)
Brian Eno - 1/1

"Mais sano, mais feliz
Mais produtivo
Confortável
Não bebendo demais
Exercícios regulares na academia (3 dias por semana)
Relacionando-se melhor com seus atuais sócios e empregados
Descançar
Comendo bem (nada de comidas de microondas e gorduras saturadas)
Um motorista mais paciente e melhor
Um carro seguro (bebê sorrindo no banco traseiro)
Dormindo bem (sem sonhos ruins)
Sem paranóia
Cuidadoso com todos os animais (nunca lavando aranhas no buraco das tomadas)
Mantenha contato com velhos amigos (convide-os para um drink de vez em quando)
Frequentemente checar crédito no (moral) banco (buraco na parede)
Favores por favores
Carinhoso mas não apaixonado
Ordens regulares de caridade
On Sunday ring road supermarket
Não matar traças ou colocar água fervente nas formigas
Lavar o carro (mesmo aos domingos)
Não mais ter medo do escuro
Ou das sombras do meio-dia
Nada tão ridiculamente juvenil e desesperado
Nada tão infantil
Em um rítmo melhor
Mais devagar e mais calculado
Sem chance de escape
Agora autônomo (ser seu próprio chefe)
Preocupado (mas incapaz)
Um membro da sociedade informado e ativo (pragmatismo e não idealismo)
Não chorarás em público
Menos chances de ficar doente
Pneus que aderem no molhado (livrou-se do bebê amarrado no banco traseiro)
Uma boa memória
Ainda chorar em um bom filme
Ainda beijar com saliva
Não mais vazio e frenético
Como um gato
Amarrado a um pau
Que é levado à
Merda do inverno congelado (a habilidade de rir-se da fraqueza)
Calma
Mais em forma, mais sano e mais produtivo
Um porco
Em uma jaula
Sob antibióticos"

Radiohead - Fitter Happier (tradução)

A primeira do programa foi Radiohead com Fitter Happier, do album ok computer (1997). Radiohead, grupo inglês de rock que neste album começou a partir para o lado mais experimental, ou melhor dizendo, com composições mais elaboradas, instrumentos não convencionais, músicas com compassos anacrústicos e elementos não comuns à música pop em suas composições no album seguinte "kid A", lançado três anos depois do ok computer. Na verdade falamos do radiohead para falar do Jonny Greenwood - também conhecido como "o guitarrista freak do radiohead", que é multiinstrumentista e cria novos instrumentos. Ouvimos uma peça composta para a BBC de londres chamada "Popcorn Superhet Receiver" que é o seu primeiro trabalho para orquestra, numa versão interpretada pela BBC Concert Orchestra, da qual Greenwood é compositor residente. A composição disputou e ganhou o Composer Awards de 2006 pelo juri popular da "BBC Radio 3". Popcorn Superhet Receiver é inspirada em estáticas de rádio e nos acordes dissonantes da música de cristof penderecki, especialmente na peça "Threnody for the Victims of Hiroshima". Ainda no seu trabalho seguinte, greenwood veio a retomar trechos desta peça na trilha sonora do filme "there will be blood" (no brasil, chama-se sangue negro) do diretor Paul Thomas Anderson.
Temos dois links para o download da música (em formado real media, no site da BBC e no formato MP3 em nossos arquivos0). Seguem os links:
http://www.bbc.co.uk/radio3/newmusic/ram/bca_2006_greenwood.ram
http://www.4shared.com/file/61257398/f4421ba6/Jonny_Greenwood_-_Popcorn_Superhet_Receiver.html
Brian Eno, nascido Brian Peter George St. Jean le Baptiste de la Salle Eno (1948) é um compositor britânico, famoso pelo uso de sintetizadores, utilizados em seus diversos trabalhos, como o grupo Roxy Music e a sua parceria com o guitarrista Robert Fripp. Também trabalhou ao lado de David Bowie, David Byrne (dos Talking Heads) e U2.
Nos anos 70, publicou uma série de discos com músicas "direccionadas" (Para filmes, aeroportos, centros de reabilitação, etc, etc). A obra que ouviremos é a primeira faixa do album de 1978: Ambient #1 / Music for Airports. CHAMA-SE: "1/1" : para Acoustic & electric piano; synthesizer. Esta peça é uma excessão às outras do Album, pois foi composta por Brian Eno, Robert Wyatt e Rhett Davies, do soft machine.
A música neste album foi projetada com a intenção de tornar mais agradável a atmosfera estressante de um terminal de um aeroporto. As primeiras três trilhas no album são composições escassas com momentos de silêncio entre notas, aproveitando os espaços vazios com a sustentação das notas ocupando estes espaços. (consequentemente, inspirada pela peça "in a landscape" de john cage).
Nesta peça do brian eno, temos uma melodia de um piano solo que é repetida, e em compassos diferentes os outros instrumentos vão adentrando e saindo da melodia em um grupo modelando a música até um fenômeno natural de "faser". em alguns pontos os instrumentos tocam todos juntos, se separando em outras partes, o que acontece repetidas vezes durante toda a peça.
ambient music é aquele tipo de música que está lá, preenchendo o espaço sonoro vazio e, que só notamos que havia uma música quando alguem interrompe.
Clique no link a baixo para download do album completo.
http://www.megaupload.com/?d=WDIRE3JY

Nenhum comentário: