segunda-feira, 14 de julho de 2008

programa #63 - Beatles, George, John & Paul.

Para este programa procurei fazer a relação entre os beatles e a música de vanguarda. foram escolhidas as seguintes músicas:

the beatles - Tomorrow never knows
the beatles - Revolution #9
paul mccartney - temporary secretary
George Harrison - Under the Mersey Wall
John & Yoko - radio play

The Beatles - Tomorrow never knows - A última faixa do album revolver de 1966 traz algo sonoramente diferente para a música pop. com letra baseada na experiencia lisérgica influenciada pelo livro tibetano dos mortos.
Considerada por alguns criticos musicais como a primeira peça de rock psicodélico. Com influencias assumidas por paul mccartney do compositor alemão de música concreta Karlheinz Stockhausen, editando rolos de fitas de 7 polegadas, criando loops, saturando timbres acústicos, invertendo sons), manipulando nessas fitas os mais diversos sons como orquestras, teclados mellotron e cítaras. o sir Paul é o responsável por essa estrutura musical que segundo ele, surgiu num estalo após ouvir o canto dos adolescentes Gesang Der Jünglinge, composição de Stockhausen composta por volta de 1956.
Dez anos depois, os beatles, grupo de música pop que dispensa qualquer tipo de apresentação, grava tomorrow never knows no album revolver, considerado pela critica e pelos fãs dos beatles o album onde eles começam a experimentar uma nova sonoridade para o rock, deixando de vez o ie ie ie para tras. Assim começa a fase adulta dos beatles.
The Beatles - Revolution #9 - Talvez a música menos amada pelos fãs dos beatles, revolution #9 é uma peça de música concreta (lançada dois anos depois de tomorrow never knows, no album branco) e nesta música é john lennon quem viaja nos sons (apesar da música estar creditada a lennon e macártney) e ter tido colaboração dos outros membros da banda além de sua musa Yoko Ono (que por sua vez, participava do grupo fluxus à época, grupo representante da avant garde nova yorquina.
A música começa com um diálogo entre George Martin e Alistair Taylor, seguindo-se de sons que a principio soam como alguma introdução ou interludio, seguidos de sons em feedback, loops, overdubs diversos, trechos orquestrais de Beethoven, Sibélius tocados ao contrario.
A música também carrega uma certa carga de curiosidades. uma delas é a clássica história do paul está morto (mais uma vez). Nesta, o loop gerado pelo som das palavras number nine (retirados de uma fita de teste do próprio estudio da EMI, quando escutado ao contrário, ouve-se claramente a frase 'turn me on dead man' onde o homem morto referido seria o próprio paul.
Outra curiosidade é que o famoso assassino Charles Mason tem toda a sua filosofia baseada nessa música (ele alega ter uma interpretação complexa sobre as falas na música relacionadas com o livro do apocalipse).
paul mccartney - temporary secretary - Faixa do album de 1980 intitulado mccartney II. Apesar de dançante, com timbres sintéticos que lembram krafterk, porém, formando uma sequencia não muito tonal, uma letra esquisita, além das quebras de andamento das melodias vocais em alguns trechos. é uma música minimalista e retlinea. foi lançada em single de 12 polegadas em 15 de setembro de 1980 como B side da música Secret Friend.
baixe o disco completo em duas partes:
parte 1
parte 2
George Harrison - Under the Mersey Wall - Faixa do album Eletronic sound, lançado pelo selo zapple (subselo da apple, dedicado a lançar discos avant garde, porém durou só dois anos e gravou apenas dois discos: este album do george e outro de john & yoko). esta faixa foi gravada em Esher, na Inglaterra em Fevereiro de 1969 comletamente com um sintetizador moog. Lançado em maio de 69 (sendo relançado em CD em 1966), tendo em sua capa uma pintura do próprio george harrison, é sem dúvida um disco desconhecido (ou nao apreciado) pelos fãs do ex beatle george. Como deu pau na execução desta peça no programa, você pode baixar o album aqui. semana que vem tocaremos a peça novamente.
John & Yoko - radio play
- faixa do album Unfinished Music No.2: Life with the Lions, que é o segundo disco da série Unfinished Music (continuação do primeiro intitulado two virgins). Gravado com um gravador k7 e um microfone nagra, radio play é a última faixa do album, utilizando um dial de rádio como instrumento musical, podemos ouvir uma conversa telefonica de john lennon ao fundo e podemos também ouvir (não tão claramente assim) a música obladi oblada sendo executada no radio durante a execução de radio play, por dentre os sons estáticos do rádio que é tocado pelo próprio Lennon.

CLIQUE AQUI para baixar o set do programa

Ainda devido ao problema com o software da aperipê, para concluir o programa tocamos também: Within You Without You / Tomorrow Never Knows (do album de remixes feito pelo George Martin Beatles Love), e concluindo, tocamos a faixa "pelo motivo de que" do grupo paulista O "mundo" entre aspas, que é uma livre interpretação da música "Because" dos Beatles.

Nenhum comentário: