segunda-feira, 6 de outubro de 2008

William Sheller - Lux Aeterna [cbs - 1972]


William Sheller abandonou a escola aos 16 anos para estudar composição com Yves margat. posteriormente estudou harmonia, fuga e contraponto no conservatório de paris. Teve uma carreira de sucesso tanto como cantor pop quanto como compositor erudito, compondo também diversas trilhas sonoras para filmes e fazendo arranjos para outros músicos.
Lux aeterna é uma dos poucos bem sucedidos exemplos da fusão entre banda de rock e orquestra. Completamente escrita e regida por William Sheller em 1972, que à esta época era um canto de sucesso. Lux Aeterna é composta de coro, orquestra sinfônica, e banda de rock (baixo, guitarra, órgão/teclado e bateria).
Em alguns pontos da obra, a guitarra se eleva por sobre a orquestra, trazendo consigo o resto da banda, lembrando sempre ao ouvinte que isto é um album de rock no final das contas.
Há também uma presença ocasional de narração, vozes que vão e vem entre os alto falantes direito e esquerdo, alem de ruidos eletrônicos.
Alguns críticos comparam a peça de sheller com Atom heart mother do pink floyd, pela formação desta peça (orquestra, coro, e banda de rock).
Este album foi lançado pela CBS em 1972, tendo uma reedição em 1975 com capa diferente (e horrível, diga-se de passagem) tendo também uma reedição remasterizada em CD em 2001, trazendo novamente a capa original. Esta é uma gravação produzida em estudio.
Segue a baixo o tracklista tal qual sugerido no LP.
A1 Introit (3:22)
A2 Ave Frater, Rosae Et Aurae (4:25)
A3 Opus Magnum (Part 1) (2:48)
A4 Opus Magnum (Part 2) (2:12)
A5 Lux Aeterna (1:30)
B1 Sous Le Signe Des Poissons (5:58)
B2 Hare Krishna (6:22)
B3 Sous Le Signe Du Verseau (6:37)

DOWNLOAD ALBUM

Um comentário:

Adrian Marcatto disse...

Baixei este album num outro blog e estava a procura de informaçoes sobre ele.
Obrigado pela postagem de tao bela obra!
Um abraço.