terça-feira, 7 de julho de 2009

NO MONEY, NO HONEY ou TANTO TEMPO NA PIOR QUE O QUE PINTAR É UMA BOA. *

Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
Esta era a minha situação ao fazer o programa vanguarda. Por interesse pessoal, contando com meu espírito cívico de levar 'cultura e informação' à população de Sergipe, ampliando o conhecimento musical desta gente. Dediquei parte do meu tempo sem remuneração alguma à produção e apresentação deste, que sem dúvida, foi o programa de rádio mais radical já ouvido nas terras sergipenses, que somou um total de 105 edições em 2 anos, e tocou coisas nada radiofônicas como 4:33 do John Cage ou 'andre sider af sonic youth' com seus 57 minutos de duração, sempre explanando rapidamente sobre as composições ou o compositor em questão. Além disso, o programa Vanguarda ainda servia de 'alto-falante' para diversos compositores contemporâneos brasileiros, divulgando as gravações de suas obras, incluindo gravações de estréias em primeira mão para os ouvintes do referido programa.
Muitas pessoas ficaram pasmas ao saber que em Sergipe, menor estado da federação, existia uma hora semanal dedicada à música moderna, contemporânea e experimental, e que eu não tinha nenhuma restrição (por parte da direção da rádio, nas duas gestões) com relação ao repertório, e nesses dias meu pagamento era saber que o programa era ouvido por muita gente, porém a Fundação Aperipê parece acreditar mais em voluntariado que investir nela mesma para manter uma programação de qualidade. Quase todos os programas da chamada 'faixa especial' que a emissora colocou no ar a partir da tal 'mudança' eram produzidos e apresentados por voluntários, que foram se extinguindo de acordo com a paciência de cada um: Primeiro foi o Claquete, depois o Avalanche. Dos voluntários, sobraram apenas o Clube do jazz e o Programa de Rock, com o desfalque de Fábio Snoozer (Programa de Rock, que a Fundação Aperipê tentou transfomar em programa de TV, foi feito um programa piloto e dirigido por este otário que vos escreve em parceria com Maíra Ezequiel, e engavetado pela FundAp. Inclusive não sei se existe o resultado final desta produção).
Minha paciência acabou, a paixão acabou e a labuta começara a se tornar um fardo. Se tornou desgastante ir à emissora, produzir o programa, e principalmente após a mudança de horário das 21 para as 23 horas. O amor que ja estava acabando acabou de vez. Me questionei várias vezes se extiguir o programa seria uma atitude arbitrária, mas quando você está numa jogada por conta própria, as soluções só podem obedecer à sua vontade. Agora posso viver as minhas noites de domingo pelo mesmo preço.

O programa se foi, mas o blog fica, agora abordando não só a música, como também Arte de um modo geral.

Aqui se inicia o segundo ciclo deste blog.


*(a frase "tanto tempo na pior que o que pintar é uma boa" é atribuída ao escritor Richard Fariña)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A ETERNA MALDIÇÃO DO CACIQUE SERIGY - TRILHA SONORA


DOWNLOAD

TRACKLIST
01 - Mozart - III. Sequenz, No. 3 - Rex Tremendae
02 - Valério Fiel da Costa _ funerais I
03 - Música das Cinzas _ piano interludio
04 - Satanique Samba Trio _ Canção Para Atrair Má Sorte (Ato I)
05 - Martin Herraiz - Waste It (estréia - 07-11-2008)
06 - Ludwig Beethoven _ Coriolan Op.62
07 - Manoel Joaquim de O. Campos & Frei José de Santa Cecília - Hino do Estado de Sergipe
08 - Eu dei (Ary Barroso) Carmen Miranda e Ary Barroso 1937
09 - O cordão dos puxa-saco (Roberto Martins e Frazão) Anjos do Inferno 1945
10 - É De Trampolim... Carmem Miranda e Silvio Caldas - 1932

quinta-feira, 2 de julho de 2009

jon madof - rashanim [2003]


Clique aqui para download

1. Der Khusid Geyt Tantsn
2. Chroma
3. Meshek
4. Dovid Melech Yisrael / Lecha Dodi
5. Chanshe's Nign
6. Fel Shara / Uskudar
7. Dybbuk
8. Brooklyn Dance
9. Passing
10. V'shamru
11. Kamancha

segunda-feira, 11 de maio de 2009

ARTESANATO FURIOSO ao vivo no ICA

Segue a baixo as gravações do duo paraense "Artesanato Furioso" que trabalham arte sonora, performance eletroacústica e improvisação sobre objetos amplificados. Criado em Belém-PA em setembro de 2000 pelos compositores Fábio Cavalcante e Valério Fiel da Costa, o duo foi responsável pelo primeiro concerto formal de música eletroacústica do Pará, e ficou conhecido, em 2001, depois de realizar dois concertos de madrugada no desativado Cemitério da Soledade em Belém com ampla participação do público (que julgava estar numa festa rave) e da polícia local.
O duo tem como proposta a utilização do som como objeto artístico, independentemente da sua fonte sonora. As gravações a baixo são da apresentação no ICA, dias 22 e 23 de setembro de 2007. Para baixar as músicas, clique com o botão direito sobre os seus títulos e selecione "salvar destino como..." ou "salvar link como..."

22 de setembro. 24:00h
* Cu cagão (Fábio Cavalcante). Com Allan Carvalho (coro e pano); Fábio Cavalcante (coro e sons gravados); Renato Torres (voz e balão) e Valério Fiel da Costa (Coro e Velcro).
* Silêncios, peixes e assombrações subaquáticas (Valério Fiel da Costa). Com Arthur Alves (cello com delay) e Valério Fiel da Costa (piano preparado).
* Missa (Valério Fiel da Costa). Com Alan Fonseca, Allan Carvalho, Cláudio Costa, Judson Brito, Renato Torres (panelas) e Valério Fiel da Costa (voz e teclado).
* Música de microfonia (Valério Fiel da Costa / Fábio Cavalcante). Com Fábio Cavalcante (microfone, toca-disco, máquina de chuva e balão) e Valério Fiel da Costa (microfone, rádio, sons gravados, roque-roque, balão e molho de conchas)

23 de setembro. 20:00h
* Poluição sonora (Fábio Cavalcante). Com Allan Carvalho (balão); Cláudio Costa (copos e isopor); Fábio Cavalcante (sons gravados) e Valério Fiel da Costa (copos e isopor).
* Kensho (Valério Fiel da Costa). Com Allan Carvalho (cadeira, roque-roque, percussões e voz); Cláudio Costa (cadeira, roque-roque, percussões e voz) e Valério Fiel da Costa (cadeira, roque-roque, percussões e voz)
* Cirurgião (Fábio Cavalcante). Com Alan Fonseca (tarraxa de violão); Cláudio Costa (tarraxa de violão e pente); Fábio Cavalcante (violão, pente e faca) e Valério Fiel da Costa (sons gravados).
* Trash plastic (Valério Fiel da Costa / Lilian Campesato). Com Fábio Cavalcante (plástico, microfone, lata de cerveja e fita gomada) e Valério Fiel da Costa (plástico, copo e papel)

A baixo alguns vídeos desta mesma apresentação

KENSHO


CIRURGIÃO


POLUIÇÃO SONORA


TRASH PLASTIC

domingo, 10 de maio de 2009

MUDANÇA DE HORÁRIO DO PROGRAMA

No dia 07 de maio, a Fundação Aperipê anunciou a nova grade de programação, mudando o horário do nosso delicioso programa das noites de domingo. A partir do dia 10 de maio de 2009 o nosso Vanguarda vai passar das 21 para as 23 horas, ainda (sempre) aos domingos. Pois é, galera:
A MUDANÇA NOS TIROU DO HORÁRIO NOBRE.

segunda-feira, 23 de março de 2009

KRAFTWERK - os quatro primeiros albuns


O Kraftwerk foi fundado em 1970 por Florian Schneider-Esleben (flauta) e Ralf Hütter (teclado) no seu estúdio Kling Klang, na cidade de Düsseldorf, Alemanha. Conheceram-se quando estudavam no Conservatório de Düsseldorf no final dos anos 60, participando da cena experimental da música da época, o movimento posteriormente intitulado Krautrock.
As primeiras formações da banda, entre 1970 e 1974, eram bastante rotativas, com Hütter e Schneider trabalhando com vários outros músicos para gravar quatro álbuns e se apresentar algumas vezes. Entre os participantes destacam-se o guitarrista Michael Rother e o baterista Klaus Dinger , que deixaram a banda para formar o Neu!.
A participação, experiência e influência do produtor Konrad "Conny" Plank foram também significativas. Trabalhou com bandas como Can, Neu!, Cluster, e, como resultado do seu trabalho com os Kraftwerk, o seu estúdio localizado em Colónia tornou-se num dos mais requisitados no final dos anos 70. Plank produziu os primeiros quatro álbuns da banda. O sucesso da banda veio em 1974 com o álbum Autobahn, e a sua faixa de 22 minutos motorik. A canção foi um hit mundial, demonstrando a grande relação da banda com sintetizadores e outros instrumentos electrónicos. Este álbum foi seguido por uma trilogia de álbuns que influenciou bastante a música popular posterior: Radio-Activity (1975), Trans-Europe Express (1977) e The Man Machine (1978).
Em 1975 formou-se o que ficou conhecido como a formação clássica do Kraftwerk, para a digressão de Autobahn. Juntaram-se a Hütter e Schneider Wolfgang Flür and Karl Bartos como percussionistas electrónicos. No dia 5 de Janeiro de 2009, Florian Schneider anunciou a sua saída do Kraftwerk. Shneider era o penúltimo integrante da formação original da banda, cuja também foi um dos fundadores e onde permaneceu por mais de 40 anos. Florian não se apresentava com o Kraftwerk desde a turnê nos EUA de Abril de 2008, e foi substituído nesses shows por Stefan Pfaffe (antigo colaborador da banda). Da formação original restou apenas Ralf Hütter.
(fonte: Wikipedia)

A baixo os links dos albuns para download:

# 1970 - Tone Float (ainda sob o nome Organisation)
# 1971 - Kraftwerk 1
# 1972 - Kraftwerk 2
# 1973 - Ralf und Florian

segunda-feira, 16 de março de 2009

Ibrasotope CS + download albuns


A Ibrasotope CS é uma nova gravadora virtual do Brasil que inicia suas atividades com duas coletâneas: a primeira contendo trechos de shows promovidos pelo Ibrasotope em 2008 e a segunda contendo 10 músicas eletroacústicas selecionadas dentre as apresentadas nos concertos promovidos pela casa. O Ibrasotope promove concertos, oficinas, palestras, intervenções, entre outros eventos, todos relacionados à música experimental. Sua intenção é estabelecer um pólo fixo de integração entre os criadores e interessados na produção de música experimental / contemporânea, e possibilitar a divulgação, bem como a ampliação de abrangência e alcance do que é feito atualmente nesse sentido. Funciona no domicílio no qual residem os dois fundadores, Henrique Iwao & Mário Del Nunzio, em São Paulo.

Vol. 1, artistas: J.-P. Caron; Duo Thomas Rohrer & Antônio Panda Gianfratti; Sônax; Dada Attack + Pan&Tone; Dom Pedro, Henrique Iwao, Mário Del Nunzio, Pan&Tone & Peter Gossweiller; Matthias Koole & Ensemble Limite; Valério Fiel da Costa (interpretada por Alfredo Votta); Paulo Hartmann; Koll Witz; Henrique Iwao; Tetuzi Akiyama.

Álbum inteiro: http://www.archive.org/compress/IbrasotopeVol1.Shows2008.cs001

Vol. 2, artistas: Mário Del Nunzio; Alexandre Porres; Valério Fiel da Costa; Rodolfo Valente; Luiz E. Castelões; Marcos Campello; Alexandre Fenerich; Michelle Agnes; Martin Herraiz; Henrique Iwao

Álbum inteiro: http://www.archive.org/compress/IbrasotopeVol2.MusicaEletroacustica2008.cs002


O sítio Get Lo Fi, acabou de lançar um álbum virtual: Bent Out of Shape, que contém uma seleção de obras que utilizam procedimentos do Circuit Bending.

Para descarregar o álbum: http://www.getlofi.com/wp-content/uploads/2009/03/bent-out-of-shape.zip

domingo, 18 de janeiro de 2009

VÍDEOS & TRILHAS

DESCONFORTO OU QUALQUER TÍTULO QUE LHE CAIA MELHOR.

PARA BAIXAR A TRILHA SONORA:
http://www.4shared.com/file/71449594/3e35963f/Msica_das_Cinzas_-_Estudo_de_trilha_sonora_n1__uma_suite_eletroacustica_em_8_episdios__trilha_sonora_do_curta_metragem_Desconforto.html

Lo Strano Vizio Della Signora Wardh

ESSA SUITE ESTARÁ DISPONÍVEL POSTERIORMENTE.

UM HOMEM COM UMA CÂMERA (sincronizado com trilha sonora composta pelo "Biosphere")


de quebra,veja isso:
SEM TÍTULO #1 de Alessandro Santana, apresentando Carol Vaz

(com trilha sonora de Willian Fernandes, que pode ser baixada aqui: http://sussurro.musica.ufrj.br/encun/midia/13-10/13%20-%20Willian%20Souza%20-%20Quarteto%20de%20cordas%202006%20(2006).mp3)

domingo, 4 de janeiro de 2009

Arrigo Barnabé

Uma das primeiras composições que integram o álbum Clara Crocodilo, esta, especialmente composta para concorrer no Festival Universitário da MPB da TV Cultura em 1979, anuncia o tom do disco lançado em novembro do ano seguinte. A música concorreu, foi vaiada, aplaudida e acabou vencedora. Diversões eletrônicas acaba por ser um segmento desta estória deste personagem, que segundo o próprio Arrigo, não é nada além da música. O disco, é, definitivamente um marco na história da música brasileira por trazer para próximo da música popular as teorias da música erudita dodecafônica.
Neste vídeo podemos ver figuras ilustres que integraram a banda sabor de veneno (que não durou mais que os shows deste album), como por exemplo a cantora Vânia Bastos e aquele negão de camisa xadrex que toca o contrabaixo: Itamar Assumpção, para o qual Arrigo compôs uma missa, após o seu falecimento. Essa missa tem um making of da gravação que está logo abaixo.



Making of do CD "MISSA IN MEMORIAM ITAMAR ASSUMPÇÃO" gravado em São Paulo, em abril de 2006, no estúdio Comep.
Com: Arrigo Barnabé, Zena Assumpção
Regência: Tiago Pinheiro
Produção: Thanx God
Produtor Executivo: Carlos Careqa
Direção/Fotografia/Edição: Edson Kumasaka

parte 1


parte 2